Travessia das Praias Selvagens



Travessia das Praias Selvagens


Duração: 7 horas (07:00 as 14:00)
Dificuldade: Moderada
Distância: 8 km
Idiomas: Português, Espanhol e Inglês
Ponto de encontro: Praia de Guaratiba

OS NÍVEIS DE DIFICULDADE EM TRILHAS, VARIAM DE ACORDO COM A DISTÂNCIA PERCORRIDA, A CARACTERÍSTICA DO TERRENO, O PREPARO FÍSICO DO PARTICIPANTE E SUA EXPERIÊNCIA.


VISÃO GERAL

Nesta experiência, teremos a oportunidade de visitar 4 praias selvagens da cidade do Rio de Janeiro. Vamos nos encontrar no bairro de pescadores de Guaratiba, de onde começa a nossa aventura. No total caminharemos 8km em diferentes paisagens e terrenos variados. Ao longo da caminhada, veremos ilhas, a paisagem costeira do Parque Estadual da Pedra Branca, a famosa Pedra da Tartaruga, a Praia do Perigoso e a riqueza da nossa floresta tropical.
A trilha exige preparo físico e resistência, algumas partes são íngremes e outras exigem atenção especial, com pequenas dificuldades para os inexperientes, mas sem grandes impedimentos. Alguns desafios, como usar uma corda para descer até a Praia do Meio, fazem parte da nossa aventura. Depois de 1,30hr de caminhada chegamos à Praia do Meio, aonde podemos parar para um mergulho e relaxar um pouco. De lá seguimos por mais 20 min para a Praia Funda, aonde também podemos parar um pouco, mergulhar no mar (sempre que as condições permitirem), fazer um lanche e curtir a praia secreta.
Depois vamos seguir até a Praia do Inferno, parando na Pedra da Lua para fazer umas fotos. Depois de visitar as 3 praias, vamos caminhar pela floresta por 25 minutos em um pequeno trecho de muito aclive e mato fechado até chegar ao cume da montanha. De lá caminharemos por 45 minutos numa trilha escondida, quase virgem e praticamente desconhecida pelos cariocas.
Este trecho é selvagem, ou seja, prepare-se para uma verdadeira aventura ao redor da vegetação tipica do ecossistema costeiro, com direito a bromeliários ao ar livre.
Enfim chegaremos a um mirante natural de tirar o fôlego, com uma vista espetacular da Serra e Praia de Grumari. Neste ponto podemos relaxar, descansar, meditar ou apenas apreciar a vista. De lá começaremos nossa descida de 30 minutos até a praia de Grumari. Finalizamos a experiência no quiosque mais legal da praia onde podemos parar para tomar uma cerveja ou comer alguma coisa . O almoço no quiosque não é caro, a comida é simples e eu super recomendo.
OBS.: É necessário um bom condicionamento físico e espírito aventureiro.



ONDE ESTAREMOS

Nossa aventura começa na Praia de Guaratiba, localizada no bairro de Barra de Guaratiba, o bairro mais meridional da cidade do Rio de Janeiro. A maior parte das trilhas está dentro no Parque Estadual da Pedra Branca, na zona oeste da cidade e terminamos a caminhada na Praia de Grumari, que está dentro da área de proteção ambiental do Parque Natural Municipal de Grumari.




O QUE ESTÁ INCLUÍDO

  • Guia Certificado com especialização em Atrativos Naturais.
  • Bastões de caminhadas.

AGENDAMENTO


O QUE VOCÊ DEVE TRAZER

  • Muita água, pelo menos 2L
  • Repelente não pode faltar, os mosquitos são muito determinados nesta região.
  • Filtro solar, chapéu, roupa de banho e canga.
  • Lanchinho. Por ex: frutas, frutos secos são uma ótima escolha, leve também um sanduíche.
  • 1 saquinho para levar seu lixo de volta.
  • Uma muda de roupa extra, chinelos e uma toalha são bem vindos. Ao final da caminhada, é possível se trocar no quiosque, tomar uma ducha de água doce e voltar para casa mais confortável.

OBSERVAÇÕES

  • É importante tomar um café da manhã reforçado.
  • Utilizem calçados adequados – tênis ou botas de montanha.
  • Tragam seus remédios importantes (ex: anti-histamínico, analgésico, bombinha para asma, etc.).





Voltar para Experiências